sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ciclofaixas também são alvo de queixas

Veículos estacionados na ciclofaixa ou utilização para outros fins também estão entre as queixas dos ciclistas.

 
O guia turístico Fernando Daudt se anima com a ideia de ter uma malha cicloviária integrando a cidade. “A bicicleta é um meio de transporte muito antigo e, ao mesmo tempo, futurista. As vantagens são muitas. Essa é uma boa solução para amenizar o caos no trânsito, mas para fazer dar certo é preciso investir em campanhas de incentivo”, sugere o guia turístico.

Fernando utiliza regularmente a ciclofaixa da orla e tem algumas queixas relacionadas ao uso do espaço. “Algumas pessoas ainda insistem em utilizar a via para passear ou andar de patins ou skate e isso poderia ser melhorado com campanhas educativas e sinalização. A conservação das pistas também deve ser observada, porque de vez em quando o ciclista é surpreendido com falha no calçamento ou asfalto, desníveis e bueiros, obstáculos que podem até provocar um acidente”.

O Código de Trânsito Brasileiro disciplina a atividade dos ciclistas e o uso das ciclofaixas e ciclovias. É proibido estacionar veículos motorizados em cima de ciclofaixas ou ciclovias. A infração é considerada grave, passível de remoção e multa. Por lei, ciclofaixa é a parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. A ciclovia é a pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário