sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Monumentos históricos viram moradias em CG

Mesmo com vagas disponíveis na casa de passagem da cidade, muitos preferem continuar vivendo nas ruas.


Além de representar a história de Campina Grande, os monumentos da cidade estão servindo de abrigo para moradores de rua. Depois da Praça da Bandeira e o viaduto Elpídio de Almeida, um dos principais cartões postais da Rainha da Borborema, os Tropeiros, localizado no Açude Velho, está servindo como casa para três pessoas que já peregrinaram em outras partes do município. Apesar da confirmação de que têm familiares que moram em uma residência, dois homens e uma mulher disseram que vão continuar vivendo no local.

Ednaldo Gomes do Nascimento, 36 anos, e o casal Roseane Luz da Silva, 28 anos, e Alexandre da Silva, 27 anos, estão desde a semana passada no local e apesar da visita ontem pela manhã dos assistentes da Secretaria de Ação Social, não demonstraram vontade de sair de um dos monumentos mais importantes da história de Campina Grande. Roseane disse que está na rua, pois sua avó não a aceita em casa e só deixa o local sob a força da Polícia Militar.

“A gente fica aqui quieto, não mexe com ninguém. Eu cozinho aqui mesmo porque a gente ganha comida das pessoas que moram por aqui. Minha família não me aceita em casa, por isso vivo na rua”, disse a moça se referindo à avó. Já seu companheiro, Alexandre, que já morou debaixo do viaduto do Centro da cidade, disse que saiu de lá porque testemunhou um assassinato. “Aqui é mais tranquilo e não queremos sair. Vivo na rua desde os 9 anos de idade e sei bem como as coisas são”, afirmou.

De acordo com as assistentes sociais que visitaram o local, Fátima Pereira e Elza Serrão, se os moradores de rua não demonstram interesse em sair do local, a pasta não tem muito o que fazer. Para elas, a casa de passagem do município que conta com 20 vagas disponíveis está pronta para receber novas pessoas, mas isso tem que partir da vontade de quem vive na ruas. “A gente vê que eles se encaixam no perfil, apesar de alguns afirmarem que têm família com casa. Mas, se eles não querem sair, nem com a força da polícia, aí não podemos fazer muita coisa”, explicou Elza.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário