sexta-feira, 3 de agosto de 2012

54,4% da capital tem vegetação


Levantamento da Semam-JP mostra que percentual da cobertura verde na capital paraibana é de 54,4%, superando média nacional.

 

Rizemberg Felipe
Dos 211,474 quilômetros quadrados (km²) de extensão da cidade, 115.041 são ocupados por espécies da flora brasileira


Mais da metade do território da capital paraibana ainda é coberta por vegetação, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP). Dos 211,474 quilômetros quadrados (km²) de extensão da cidade, 115.041 são ocupados por espécies da flora brasileira e de outras nacionalidades. O percentual da cobertura verde é de 54,4% e supera a média nacional. Em outras cidades brasileiras, a flora ocupa entre 14% a 35% dos territórios.

Só nas praças, calçadas e canteiros centrais de João Pessoa, a estimativa é que existam cerca de 150 mil árvores plantadas, atualmente. Se dividido pelo número de habitantes, esse número equivale a uma árvore para cada grupo de cinco pessoas, já que a população pessoense está estimada em 723 mil moradores, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de considerar satisfatória, a Semam acredita que essa proporção ainda pode ser alterada e a cidade possuir até mais árvores que habitantes. O engenheiro agrônomo e coordenador dos trabalhos de arborização da Semam, Anderson Fontes, explica que a capital possui reservas ambientais que conservam resquícios da Mata Atlântica. A principal delas é a Mata do Buraquinho, com 570 hectares de área verde. “Além dela, temos parques como o Arruda Câmara e o Cuiá, que contribuem”, completa.

O especialista ainda acrescenta que as áreas verdes estão presentes nos 65 bairros da cidade. A Semam ainda não elaborou um inventário arbóreo, mas estudos preliminares constataram a existência de árvores nas 7.333 ruas da cidade. As espécies mais comuns são exóticas e oriundas de outras regiões do mundo. Para ampliar a quantidade de espécies pertencentes à flora brasileira, a Semam começou a fazer introduzir na cidade árvores nativas da Mata Atlântica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário