sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto prevê instalação de incubadora

Projeto quer restaurar imóveis e disponibilizá-los para a instalação de pequenas empresas do ramo da tecnologia e informação.


O diretor executivo do Iphaep, Marco Antonio Farias, informou que a responsabilidade do órgão é apenas preservar os imóveis e de fiscalizar obras de restaurações, para garantir que as intervenções não desconfigurem a arquitetura original dos prédios tombados.

Segundo o Iphaep, 93% dos empreendimentos do Centro Histórico de João Pessoa são de propriedade particular e apenas 7% pertencem aos poderes públicos. Por conta disso, a competência de fazer as obras de manutenção e de reforma é dos donos dos imóveis e isso não cabe de forma alguma ao Iphaep.

O órgão realiza vistorias técnicas regulares para acompanhar de perto as condições estruturais desses locais e enviar relatórios ao Ministério Público.

Já a Prefeitura de João Pessoa pretende concluir, até o final deste ano, os primeiros relatórios para iniciar uma obra que pretende restaurar parte dos imóveis tombados da cidade.

Será a criação do projeto de incubadoras de empresas, que será implantado no Centro Histórico. Segundo o secretário municipal de Habitação, José Guilherme de Almeida, a intenção é restaurar imóveis e disponibilizá-los para a instalação de pequenas empresas do ramo da tecnologia e informação.

Os empresários ficarão no local por período de dois anos, até conseguir firmar os negócios e ter condições de sair para se instalar em outro ponto da cidade. Durante a permanência na “incubadora”, eles receberão empréstimos e capacitação técnica.

O projeto, no entanto, ainda está em fase de estudo. No entanto, em um acordo firmado com o Ministério Público Federal, a prefeitura se comprometeu a fazer a cobertura e escoramentos nos imóveis em situação mais crítica. Projetos para a execução desses serviços já estão sendo feitos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário