sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PMJP estuda mudar o trânsito na Av. Pedro II

Avenida, que é hoje a quinta com maior número de acidentes, faz a conexão do Centro com a Zona Sul e é uma das mais extensas da capital.


 


 
Um dos principais corredores de veículos de João Pessoa pode sofrer alterações no ordenamento dentro das próximas semanas.

A Prefeitura Municipal (PMJP), através da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), estuda alternativas que possam melhorar o trânsito na Avenida Dom Pedro II, que é atualmente a quinta via com maior número de acidentes. A avenida faz a conexão do Centro com a Zona Sul da cidade e é uma das mais extensas da capital.

Durante a última quarta-feira e ontem, muitos motoristas estranharam a presença de cones na pista e o monitoramento de agentes da Semob, os “amarelinhos”, ao passarem pela avenida.

Duas modificações chamaram a atenção: uma no cruzamento com a Avenida Paulo Affonso e outra no da Avenida Rui Barbosa.

Nesses dois pontos, a Avenida Pedro II sofre um estreitamento, de três para duas faixas.

A alteração permanece até o dia de hoje. Trata-se de uma experiência que pode se tornar definitiva, dependendo dos resultados obtidos nesses três dias. Quem vem do lado direito da pista, da direção do bairro de Jaguaribe, não precisa parar. O semáforo foi temporariamente desativado e os veículos podem seguir por uma faixa exclusiva. A mesma situação acontece com quem vem do bairro da Torre, lado esquerdo da pista. Os motoristas podem sair da Avenida Rui Barbosa diretamente para a Pedro II.

A assessoria de comunicação da Semob ratifica que as mudanças são de caráter provisório. A intervenção está em estágio de teste e será avaliada pelos técnicos para poder, ou não, ser efetivada. Caso a experiência seja considerada bem sucedida, serão feitos ajustes nas calçadas e sinalização para adequação do trânsito.

A modificação em fase de experimento já repercute entre a população que diariamente trafega pela área. A aposentada Aynê Chaves vê a mudança com bons olhos. “Acho positivo o desligamento dos semáforos, pois eles existem em excesso na cidade. O trânsito não flui bem se o motorista é obrigado a parar e esperar um sinal abrir a cada esquina”, reclama.

O comerciante Roosivett Medeiros teme que haja prejuízos para os pedestres. “Com a desativação do sinal, a gente vai depender da boa vontade dos motoristas para poder atravessar na faixa”, argumenta. Roosivett é proprietário de um fiteiro na Avenida Pedro II há 20 anos e foi testemunha das várias alterações já feitas na via.

“Acompanhei quando instalaram os semáforos. Fizeram isso para diminuir os atropelamentos, que eram constantes. Se a Prefeitura decidir retirá-los, acho que deveria ser reforçada uma campanha pela faixa de pedestres, para evitar que o problema dos atropelamentos volte. Os carros não podem ser mais valorizados que as pessoas”, defende o comerciante Roosivett Medeiros. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário