Cecília Lima
Um dos principais corredores de veículos de João Pessoa pode sofrer alterações no ordenamento dentro das próximas semanas.
A Prefeitura Municipal (PMJP), através da Superintendência de
Mobilidade Urbana (Semob), estuda alternativas que possam melhorar o
trânsito na Avenida Dom Pedro II, que é atualmente a quinta via com
maior número de acidentes. A avenida faz a conexão do Centro com a Zona
Sul da cidade e é uma das mais extensas da capital.
Durante a última quarta-feira e ontem, muitos motoristas estranharam a
presença de cones na pista e o monitoramento de agentes da Semob, os
“amarelinhos”, ao passarem pela avenida.
Duas modificações chamaram a atenção: uma no cruzamento com a Avenida Paulo Affonso e outra no da Avenida Rui Barbosa.
Nesses dois pontos, a Avenida Pedro II sofre um estreitamento, de três para duas faixas.
A alteração permanece até o dia de hoje. Trata-se de uma experiência
que pode se tornar definitiva, dependendo dos resultados obtidos nesses
três dias. Quem vem do lado direito da pista, da direção do bairro de
Jaguaribe, não precisa parar. O semáforo foi temporariamente desativado e
os veículos podem seguir por uma faixa exclusiva. A mesma situação
acontece com quem vem do bairro da Torre, lado esquerdo da pista. Os
motoristas podem sair da Avenida Rui Barbosa diretamente para a Pedro
II.
A assessoria de comunicação da Semob ratifica que as mudanças são de
caráter provisório. A intervenção está em estágio de teste e será
avaliada pelos técnicos para poder, ou não, ser efetivada. Caso a
experiência seja considerada bem sucedida, serão feitos ajustes nas
calçadas e sinalização para adequação do trânsito.
A modificação em fase de experimento já repercute entre a população
que diariamente trafega pela área. A aposentada Aynê Chaves vê a mudança
com bons olhos. “Acho positivo o desligamento dos semáforos, pois eles
existem em excesso na cidade. O trânsito não flui bem se o motorista é
obrigado a parar e esperar um sinal abrir a cada esquina”, reclama.
O comerciante Roosivett Medeiros teme que haja prejuízos para os
pedestres. “Com a desativação do sinal, a gente vai depender da boa
vontade dos motoristas para poder atravessar na faixa”, argumenta.
Roosivett é proprietário de um fiteiro na Avenida Pedro II há 20 anos e
foi testemunha das várias alterações já feitas na via.
“Acompanhei quando instalaram os semáforos. Fizeram isso para
diminuir os atropelamentos, que eram constantes. Se a Prefeitura decidir
retirá-los, acho que deveria ser reforçada uma campanha pela faixa de
pedestres, para evitar que o problema dos atropelamentos volte. Os
carros não podem ser mais valorizados que as pessoas”, defende o
comerciante Roosivett Medeiros.
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