sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ciclovias vão interligar bairros de João Pessoa

Sistema cicloviário elaborado pela PMJP prevê a construção de dez rotas cicloviárias, bicicletários e paraciclos e terá mais de 115 quilômetros.


João Pessoa deverá ter 115 quilômetros de ciclovias interligando os principais bairros das quatro zonas da cidade quando for concluído o sistema cicloviário elaborado pela Prefeitura Municipal. Foram implantados 28% do projeto inicial e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) aguarda liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para dar prosseguimento às instalações. O projeto prevê a construção de dez rotas cicloviárias, bicicletários e paraciclos.

A população da capital dispõe atualmente de 32 quilômetros de vias destinadas ao tráfego de bicicletas. A rota em estado mais adiantado é a número quatro, que sai da Praia do Seixas ao Jardim Oceania e deverá ter ao todo 20 quilômetros (km), dos quais 50% já foram concluídos. As outras nove rotas estão em fase de planejamento e implantação. João Pessoa foi contemplada com o PAC da Mobilidade e deverá receber R$ 188 milhões. Parte do montante será destinada ao projeto do sistema cicloviário.

O diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, explica que o objetivo é instalar as ciclovias e ciclofaixas em corredores de ônibus. “A bicicleta ainda não serve como meio de transporte efetivo porque o que temos são pedaços de rotas isolados. O desafio é captar recursos para construir todas as rotas e integrá-las à malha de transporte coletivo”, afirma. A primeira etapa do projeto consiste em estabelecer a rede interbairros, interligando as zonas norte, sul, leste e oeste. Posteriormente, será feita a rede intrabairros, cobrindo as principais avenidas de cada bairro.

Adalberto Araújo acredita que, depois de concluído o processo de implantação das rotas, a população poderá usar a bicicleta para atividades do cotidiano, como ir ao trabalho. “A bicicleta é um meio de transporte fantástico e a Europa assimilou isso há muito tempo. Muitas capitais investem nela por ser um meio econômico, não poluente, que ocupa pouco espaço e combate o sedentarismo. Acredito que a adesão dos pessoenses acontecerá quando a estrutura estiver pronta”, pondera o diretor.

A finalização do sistema cicloviário de João Pessoa beneficiará o assistente administrativo Manoel Correia, que utiliza a bicicleta para ir ao local de trabalho eventualmente. Ele mora no Geisel, trabalha no Parque Solon de Lucena e leva aproximadamente 45 minutos para chegar ao destino quando vai de ônibus. Com a bicicleta, o tempo de viagem é reduzido para 20 minutos. “O meu trajeto não tem ciclovia, então vou ocupando os espaços aleatoriamente e preciso tomar cuidado com os obstáculos.

Tirando essa questão da segurança, gosto muito de andar de bicicleta porque chego mais rápido, economizo o dinheiro do ônibus e me exercito”, avalia Manoel.

Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário