sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Alternativa do semiárido

Palma Forrageira é a base alimentar para a produção da pecuária, sendo largamente utilizada tanto para a manutenção dos rebanhos.


 

A palma forrageira é hoje uma das principais alternativas para o setor agropecuário da região semiárida brasileira. A cactácea é a base alimentar para a produção da pecuária, sendo largamente utilizada tanto para a manutenção dos rebanhos bem como na produção leiteira. E o Sistema Faepa/Senar-PB, consciente do potencial desta cactácea, vem trabalhando, desde 2005, para disseminar as propriedades da palma, assim como buscar as informações e tecnologias mais atualizadas para tornar esta cultura cada vez mais produtiva e rentável.

A utilização cresceu significativamente nos últimos seis anos, especialmente após a introdução da nova metodologia de cultivo adensado pelo Sistema Faepa/Senar-PB, que trabalhou na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais, utilizando unidades demonstrativas com produtividade de dez a 12 vezes maior que o sistema tradicional. Mas foi após o VI Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, realizado em João Pessoa, que a cultura ganhou visibilidade. “O congresso foi um divisor de águas. Os produtores rurais e pesquisadores puderam conhecer com profundidade as formas da palma", diz Mário.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário