sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comdec faz alerta sobre barreira do Cabo Branco

Defesa Civil está sinalizando barreira do Cabo Branco, para alertar pedestres sobre o risco de desmoronamentos na área.


Francisco França
Também serão colocadas placas de alerta de deslizamento em outras áreas da cidade

Com grande risco de deslizamento, a área da barreira de Cabo Branco começou a ser sinalizada, na manhã de ontem, pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). As placas que servirão de alerta aos pedestres estão sendo dispostas da Praça de Iemanjá, que sofre os efeitos da erosão e da força das ondas do mar, até a praia do Seixas, em um percurso de quase dois quilômetros.

O coordenador da Defesa Civil do município, Francisco Noé Estrela, explicou que a medida está sendo tomada por conta da força dos ventos, que aumentam nesta época do ano. “É arriscado passar próximo ao pé da falésia do Cabo Branco, principalmente quando a maré estiver alta”, disse. Noé Estrela reiterou que a erosão é intensificada pela ação conjunta das ondas do mar, da chuva e dos ventos.

Apesar do alerta, o trânsito de pessoas na região não está proibido. “Não é interdição, estamos fazendo um isolamento de segurança, alertando as pessoas para não andarem próximo da barreira. É uma área negativa, com grande incidência de desmoronamento. A sinalização é para que os pedestres fiquem alerta sobre os riscos de se caminhar próximo à barreira”, comentou. De acordo com Noé Estrela, a área continuará isolada até o início das obras que visa conter a erosão da barreira de Cabo Branco, sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento de João Pessoa.

O secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Glauco Cavalcante, disse que a prefeitura aguarda liberação orçamentária pela Caixa Econômica Federal para realizar as obras de contenção da erosão na falésia do Cabo Branco. “Vamos construir arrecifes artificiais no pé da falésia e no trecho da praia do Seixas, para conter a força da água. Além disso, serão colocadas pedras no trecho que vai da Praça de Iemanjá até a praia do Seixas”, explicou. Segundo o secretário, o projeto custa R$ 15 milhões, sendo que R$ 8 milhões já estão garantidos.

A Defesa Civil também vai colocar placas de alerta de deslizamento em outras áreas da cidade, como, por exemplo, nas comunidades Saturnino de Brito, Timbó e Renascer I. No Alto do Mateus, os avisos serão colocados na comunidade Beira da Linha e na rua Ari Barroso.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário