sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Capital registra maior índice de chuvas na PB

Dados da AESA mostram que durante o mês de julho caíram 290,5 milímetros de chuvas sobre a capital; índice é 22,8% maior que a média histórica.
 

Walter Paparazzo
Percentual coloca João Pessoa no primeiro lugar do ranking de chuvas, na Paraíba

João Pessoa registrou no mês de julho, o maior índice pluviométrico dos últimos 30 anos. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), caíram sobre a capital 290,5 mílimetros de chuvas - 22,8% a mais do que a média histórica.

O percentual também colocou João Pessoa no primeiro lugar do ranking de chuvas, na Paraíba, no último mês.

As cidades de Cabedelo (254,6 mm), Santa Rita (239,7 mm), Alhandra (218,5 mm) e Pedras de Fogo (207,8 mm) completaram a lista dos cinco municípios onde mais choveu. "Entre abril e julho, temos o período mais chuvoso do Litoral, Agreste e Brejo.

É exatamente nessas regiões onde se encontram as cidades com maiores índices pluviométricos”, explicou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

De acordo com a tabela divulgada pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Cruz do Espírito Santo e Sapé também tiveram alto índice de chuvas, sendo - respectivamente - 39,2% e 56,5% maior do que a média dos últimos 30 anos durante o mês de julho. As cidades apareceram na sexta e sétima colocação no ranking, com 207,5 mm e 207 mm.

Segundo a meteorologista da Aesa, a tendência é que haja uma diminuição nas chuvas em todo o Estado. "Este mês de agosto deve ser marcado pelo aumento dos ventos e redução dos índices pluviométricos no Litoral, Agreste e Brejo. Para o Cariri, Sertão e Alto Sertão, a maior probabilidade é de chuvas de baixa magnitude. Algumas cidades podem registrar números inferiores a 10 mm”, alertou Carmem Becker.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário