quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Centro de Zoonoses atende só animais de rua

Ministério Público recomendou impedimento do tratamento de animais de estimação no serviço público.


Há quatro anos em vigor em Campina Grande, a lei de posse responsável de animais impede que o serviço público prestado pelo Centro de Zoonoses da cidade realize qualquer atendimento médico veterinário nos animais que tiverem donos. Com isso, o único órgão do gênero no interior da Paraíba está autorizado a prestar serviço apenas aos animais de rua, realizando vacinação e castração, enquanto que a saída para quem tem um bicho de estimação com algum problema de saúde é recorrer a um médico veterinário particular.

De acordo com Fernando Grosso, diretor do Zoonoses, o Ministério Público recomendou e o Conselho Regional de Medicina Veterinária acatou o impedimento do tratamento de animais de estimação no serviço público, uma vez que poderia onerar o setor público, e ainda provocar uma crise na categoria veterinária, já que a procura particular estaria seriamente comprometida. “Se continuássemos oferecendo o serviço, a profissão de veterinário poderia acabar, já que todos iam procurar o serviço do Centro de Zoonoses como acontecia na época”, contou.

Esse caminho foi a primeira alternativa para o agrônomo Alexandre Azevedo no ano passado. Criador de um cachorro da raça Labrador, o animal teve um problema sério em seu sistema imunológico, e após não encontrar o auxílio no serviço público, precisou recorrer a um profissional particular. “Sem um serviço público que nos auxilie, tudo acaba ficando muito caro. Tem a consulta que pagamos e os medicamentos. Se pelo menos recebêssemos um atendimento público, já ajudaria bastante”, explicou Alexandre. (Givaldo Cavalcanti)


Nenhum comentário:

Postar um comentário