sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tubarões capturados no litoral da Paraíba não oferecem risco, diz Ibama


31/08/2012 10h38 - Atualizado em 31/08/2012 10h38

Jaime Pereira, agente ambiental, afirmou que não existe pesca predatória.
Dois tubarões-martelo foram capturados nesta semana em João Pessoa

  Do G1 PB
 
Após duas capturas de tubarões somente nesta semana no litoral paraibano, mais especificamente em praias urbanas de João Pessoa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que não há motivos para alarde. De acordo com o agente ambiental, Jaime Pereira, os dois tubarões-martelo que foram capturados acidentalmente por pescadores na Praia da Penha, são comuns no litoral paraibano, mas não costumam nadar próximos à praia. Segundo os pescadores, os tubarões foram capturados a cerca de 2 km da praia, numa área considerada como mar aberto.

Segundo Pereira, não existe pesca predatória de tubarões na costa do estado devido a pouca procura pela carne, mas em alguns casos, as armadilhas montadas para pesca de outras espécias acabam capturando acidentalmente os tubarões que habitam o litoral da Paraíba. “O espinhal, um tipo de armadilha muito comum para pesca de peixes em mar aberto, também prende tubarões. O nosso litoral é habitat de várias espécies de tubarões e cações. Embora, nenhuma delas tenha o costume ocupar áreas próximas à praia”, comentou.

Os arrecifes existentes no litoral da Paraíba separam o mar mais próximo da praia do mar aberto, o que segundo o agente ambiental do Ibama, também serve como uma barreira natural aos tubarões, impedindo que eles avancem para junto de banhistas à beira-mar. “Diferente de Recife, que não possui mais esta barreira, nós em João Pessoa temos uma proteção natural que impede a circulação de tubarões próximo a praia. É importante, pois os tubarões não possuem uma área de ocupação específica, eles circulam por várias áreas em busca de tainhas e sardinhas. Chegou-se a encontrar tubarões até no Rio Paraíba”, explicou Jaima Pereira.

A última captura de tubarão no litoral paraibano aconteceu na manhã de quinta-feira (30). Pescadores capturaram um tubarão-martelo com cerca de 4,10m e pesando aproximadamente 500 kg na Praia da Penha, em João Pessoa.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário