segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Escola reaproveita equipamentos eletrônicos


Alunos desmontam, separam, testam, remontam e fazem funcionar aparelhos que antes estavam fadados ao lixo.

Se para combater o crescimento do lixo eletrônico é preciso dar o primeiro passo, um projeto voltado para o reaproveitamento de equipamentos e reciclagem dos componentes descartáveis já começa a apresentar os primeiros resultados. Desde o mês de outubro do ano passado, Virgínia de França Campos, professora da Escola Técnica Redentorista (Eter), criou o Eterecicla, que já mandou cinco toneladas de lixo para serem reciclados em uma empresa na cidade de Bayeux.

Recebendo doações de equipamentos que vão desde aparelhos celulares, vídeo games, computadores, impressoras, fax, entre outros objetos, um grupo de 22 alunos dos cursos de Eletrônica, Informática e Telecomunicações, desmontam, separam, testam, remontam e fazem funcionar aparelhos que antes estavam fadados ao lixo. “Aqui, os alunos além de aprenderem partes práticas de seu curso, ainda desenvolvem ações preocupadas com o meio ambiente, já que se esse trabalho não estivesse sendo feito, tudo isso estaria provavelmente no lixo”, destacou a professora.

Essa preocupação com a natureza ainda rende um ganho material para a escola. Com o objetivo de ampliar a rede de computadores da biblioteca, a cada três doações de computadores, um é remontado e destinado a atender às necessidades dos estudantes. “Estamos ampliando nossas instalações para servir melhor os estudantes, como também atendemos alguns alunos que não têm condições de comprar um computador e emprestamos o equipamento”, acrescentou Virgínia. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário