sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cresce perda de água tratada em João Pessoa

Capital caiu 20 posições no ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras
 


No ranking do saneamento básico do Instituto Trata Brasil, entre as 100 maiores cidades brasileiras, Campina Grande e João Pessoa aparecem na 24ª e 64ª colocações, respectivamente. A capital caiu 24 posições em relação à pesquisa de 2009, o que teria sido provocado pelo ingresso de 20 cidades no levantamento de 2010.

“Houve alterações na metodologia de pesquisa, colocamos novos indicadores e ampliamos a pesquisa de 80 para 100 municípios. Com as mudanças não dá para comparar a posição no ranking em 2009 e 2010. É preciso olhar para a evolução dos indicadores”, explicou o presidente do Trata Brasil, Édison Carlos.

Os índices apontam os desafios para o setor de saneamento. O levantamento mostra crescimento da perda de água tratada na capital, o índice subiu de 37%, em 2009, para 41%, em 2010.

“As perdas são altas. É preciso aumentar a eficiência da Cagepa para reduzir este desperdício e permitir mais investimentos por parte da companhia”, ressaltou. Acrescentando que “os recursos que a empresa não consegue recuperar acaba levando a falta de dinheiro para investir na ampliação do sistema”, disse Édison.

Os dados demonstram ainda que para atingir a universalização do fornecimento de água tratada falta colocar o serviço em 30.220 moradias da capital. Em se tratando de coleta de esgoto, falta atingir 100.940 habitações.
 
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, para comentar os dados, mas não obteve retorno. Da mesma forma, a assessoria de imprensa da Companhia e a Secretaria de Estado de Comunicação também foram procuradas, mas até o fechamento não houve retorno.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário