sábado, 14 de julho de 2012

237 carros novos entram na frota da PB todo dia

Só este ano, 43.144 carros entraram em circulação nas vias do Estado, o que significa cerca de 237 novos veículos 'chegando' ao trânsito por dia. 





Francisco França
Segundo o Detran, até o final de junho havia 270.336 (31,8% da frota total do Estado) carros transitando pelas ruas de JP

A facilidade de compra e de financiamento tem contribuído para que a frota de veículos na Paraíba aumente consideravelmente.
Só este ano, 43.144 carros entraram em circulação nas vias do Estado, o que significa cerca de 237 novos veículos 'chegando' ao trânsito por dia.
Os dados, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), apontaram ainda que no comparativo de janeiro a junho de 2011 para o mesmo período deste ano houve um aumento de 12,04% na frota do Estado, que atingiu a marca de 848.199 veículos em junho último.
“É um número muito alto, mas que reflete uma tendência nacional. Nas grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, já se tem optado por rodízio de veículos para amenizar os problemas pelo aumento da frota. Entre eles a questão dos congestionamentos e do estresse dos condutores - uma das principais causas dos acidentes”, comentou o diretor administrativo do Detran, Flávio Moreira.
Ele apontou, ainda, que o ideal seria que a cada novo carro que entrasse em circulação um outro mais antigo saísse. No entanto, “o mercado possibilita que o antigo continue circulando, já que o acesso à compra de carros está facilitado”. Para Flávio, é preciso que cada prefeitura desenvolva ações para devolver a mobilidade do trânsito.
No âmbito estadual, o diretor administrativo do Detran contou que as fiscalizações têm se intensificado e a equipe de educação de trânsito está nas ruas realizando as campanhas de conscientização.
Entre as cidades do Estado, a que mais registrou novos veículos em circulação foi João Pessoa. Do primeiro semestre de 2011 para o mesmo período deste ano o crescimento foi de 9,49%. Só em 2012 a capital ganhou 10.569 veículos, cerca de 58 por dia.

Conforme os dados do Detran, até o final de junho havia 270.336 (31,8% da frota total do Estado) carros transitando pelas ruas de João Pessoa.

Para o superintendente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira, o aumento da frota por um lado é bom porque significa que as pessoas estão realizando o sonho de ter um carro próprio. Em contrapartida, as vias da cidade não têm condições de 'abrigar' todos os veículos ao mesmo tempo.

“Imagine todo mundo indo para escola ou para o trabalho no mesmo horário, não cabe 270.336 veículos nas vias”, exemplificou Nilton, ao destacar que nos últimos cinco anos a frota cresceu em torno de 10% - uma taxa cinco vezes maior do que o número de nascidos. “Nenhuma cidade tem como se moldar para esse crescimento”, completou.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário