sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caso do Mero: bióloga se espanta diz nunca ter visto caso tão "escancarado" como da licitação na PB





Caso do Mero: bióloga se espanta diz nunca ter visto caso tão "escancarado" como da licitação na PB

A bióloga, Fernanda Ribeiro de Franco, que trabalha no Instituto Ambiental Vidágua e que já participou do projeto "Meros do Brasil" se disse espantada com o caso que envolve a licitação promovida pela Secretaria de Administração do governo da Paraíba, onde 800 Kg de "filé de Mero", foram incluídos entre os gêneros alimentícios a serem adquiridos para a residência oficial do governador, Ricardo Coutinho (PSB). "Eu realmente nunca vi nada parecido com isso. É realmente um escândalo". E completou: "Nunca vi nada tão escancarado", lamentou.
A bióloga, que tomou conhecimento do caso através das matérias publicadas pelo ClickPB revelou que em boa parte do país a carne do mero é vendida "camuflada" como se fosse de outros peixes e que já viu apreensões, mas nunca na quantidade presente no edital de licitação: "Essa quantidade toda eu nunca vi e fico até sem achar palavras para comentar", desabafou.
Morando atualmente em Ilha Comprida, Litoral Sul de São Paulo, Fernanda disse que vai levar o assunto para que seja debatido por colegas que atuam em ONGs que lidam com a preservação desta espécie. "Vamos nos reunir para que casos com este não se tornem rotina", arrematou.
Exclusão do Mero
Acerca do ítem 5 que consta na licitação, o peixe Mero, cujo fornecimento é proibido pelo IBAMA, a diretora executiva da Central de Compras, Ana Maria Nóbrega, informou que o item foi removido. "Nós não sabíamos dessa proibição. Graças a informação veiculada através da imprensa, fomos atrás e constatamos que o peixe é proibido, por isso ele foi removido. A exclusão do item foi publicada no Diário Oficial de hoje".


1



Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário