quinta-feira, 12 de julho de 2012

JP conta com área verde em todos os bairros, diz agrônomo

Capital paraibana possui índice satisfatório de área arborizada.



Quem vive em João Pessoa não enfrenta com intensidade o problema da ausência de árvores em via pública. A cidade, que já foi considerada a segunda mais verde do mundo durante a Eco 92, tem 54,36% de sua área urbana arborizada, o que proporciona mais qualidade de vida para seus moradores. Na capital paraibana, a situação difere da maioria das cidades brasileiras e as árvores fazem parte da paisagem de praticamente todos os bairros.
Conforme recomendação da ONU, as cidades devem ter no mínimo 12 metros de área plantada por habitante e em João Pessoa o índice é de 18,46 metros, segundo dados repassados pela Prefeitura da capital. Apesar dos dados do IBGE relacionarem a renda per capita com a quantidade de árvores, o engenheiro agrônomo e coordenador do programa Poda Programada da PMJP, Anderson Fontes, informou que esse problema não existe na cidade. “Aqui não temos essa diferenciação de áreas plantadas levando em consideração o nível econômico dos bairros. Em todos os lugares existem áreas verdes”, disse.
De acordo com dados do programa Poda Programada, os bairros mais arborizados são Bancários, Geisel, José Américo, bairro dos Estados e Valentina Figueiredo. “Para se ter uma ideia, o bairro com o menor índice de arborização é Manaíra, considerada uma área nobre da cidade”, acrescentou Anderson.
 
O que contribui para João Pessoa ser uma das cidades mais arborizadas do mundo também é a presença de duas grandes reservas de Mata Atlântica. A primeira delas é o Parque Arruda Câmara e a outra é a Mata do Buraquinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário