terça-feira, 24 de julho de 2012

'Três Lagoas' está abandonado

Parque Aquático já recebeu um projeto de urbanização e ganhou obras de drenagem e quadra esportiva, mas situação atual é caótica.



Lama, entulho e muito mato. Esse é o cenário encontrado na região chamada de Parque Aquático das Três Lagoas, localizada no cruzamento das BR-101 e BR-230, na entrada de João Pessoa. A área que entre os anos de 1997 e 2004 recebeu um projeto de urbanização, que incluiu obras de drenagem e a instalação de quadras poliesportivas, atualmente está coberta de água e de vegetação.

“Não consigo nem lembrar de quando isso aqui estava bem cuidado”, comentou o pescador Severino José de Santana, que há anos frequenta o local com os amigos. Segundo Severino, basta um pequeno passeio no entorno das lagoas para perceber que a situação de “abandono” não é recente.

O campo de futebol, alagado, tem traves improvisadas e quebradas. Na quadra poliesportiva só é possível visualizar a velha cesta de basquete. Conforme os moradores, a lama também toma conta da maior parte do local e apenas um pequeno trecho ainda tem resquícios do que um dia foi um calçamento.

“Sem contar a violência, faz três anos que venho aqui para pescar, mas só fico das 8h às 14h, porque depois disso não tem condições - tenho medo de ser assaltado ou pior”, completou Severino, ao acrescentar que a violência é recorrente nas Três Lagoas devido à falta de iluminação.

Dos postes colocados vários estariam sem as luzes. “À noite, quem passa por aqui é correndo”, contou. E durante o dia muitos moradores da Comunidade das Três Lagoas, inclusive crianças, utilizam as águas como percurso.

No entanto, conforme um morador da área que preferiu não se identificar, nem sempre o parque esteve na situação descrita. “O local era muito procurado para lazer e diversão, vinha gente para caminhar, encontrar os amigos, tiravam até foto e traziam as crianças para brincar”, lembrou, ao acrescentar que atualmente não vale mais a pena frequentar o parque.

“Não adianta mais falar, nem ir lá, entra ano e sai ano e não fazem nada para melhorar. É preciso limpar toda a área, organizar, tirar o mato para o povo ver onde está pisando, colocar uma iluminação de verdade”, justificou.

Entre 1997 e 2004 , o Parque das Três Lagoas recebeu obras de drenagem e regularização de vazão das lagoas, implantação de shore-guard (sistema de proteção de margens), instalação de gradil de proteção e de três quadras poli-esportivas. À época, a execução do projeto envolveu diversas secretarias e órgãos da administração municipal. (Colaborou Clara Câmara)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário