sábado, 14 de julho de 2012

Cães e gatos ainda esperam por adoção em João Pessoa

Animais ainda esperam por adoção, principalmente os adultos ou deficientes, que acabam sendo sacrificados, por não encontrar quem os adote. 



Francisco França
De acordo com o veterinário do Centro de Zoonoses, animais adultos ou com deficiência são vítimas de preconceito
A Prefeitura de João Pessoa realizou durante todo o dia de ontem mais uma feira de adoção de cães e gatos, que ficaram expostos no pátio externo do Centro de Zoonoses, na avenida Walfredo Macedo Brandão, no bairro dos Bancários. Foram adotados pouco mais de 40 animais, dos 73 que estavam prontos para receber um novo lar.
 
O resultado, segundo Felipe Sobral, médico veterinário responsável pela organização da feira, não é satisfatório, uma vez que o perfil de animal exigido pelos futuros donos não condiz com a realidade dos bichos dispostos para adoção. “Há uma predisposição pelos filhotes, isso é um problema. Tem gente que chega querendo um cachorro de raça e com poucos dias de nascido. Isso é um animal de Pet Shop e não de zoonoses.

Nossos animais são carentes, temos filhotes, mas também temos adultos, bichos com deficiência física, por exemplo, que acabam não sendo adotados”, explicou.

O veterinário acrescentou ainda que esses animais enfrentam um conhecido problema quando se trata de adoção: o preconceito.

“Quando a ala de adoção fica superlotada os animais acabam sendo sacrificados, por conta do preconceito das pessoas, que não os adotam porque são adultos. São animais em plena capacidade de ter um lar, mas não encontram quem os adote”, disse.

O Centro de Zoonoses recebe em média 280 animais por mês, desses apenas 110 são adotados. “A falta de planejamento das pessoas é o grande problema que traz os animais ao Zoonoses. As pessoas resolvem criar o bicho, daí quando se mudam para um apartamento, por exemplo, não levam o animal e trazem para o Zoonoses”, contou o veterinário.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário