quinta-feira, 19 de julho de 2012

Emlur volta a fabricar vassouras com garrafa PET reaproveitadas

Vassouras confeccionadas com garrafas PET, são utilizadas pelos agentes de limpeza da Emlur, durante serviços de varrição da cidade.



Um dos maiores vilões do meio ambiente, as embalagens produzidas com politereftalato de etileno, as conhecidas garrafas PET, podem permanecer na natureza por mais de 400 anos, poluindo rios, matas e ocupando espaço em aterros sanitários e depósitos irregulares de resíduos. Com base nisso, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) retomou as atividades de sua fábrica de vassouras ecológicas.

A fábrica foi inaugurada na administração de apoio da Emlur, em Mangabeira, em junho de 2010, com uma capacidade de produção artesanal de até 20 vassouras por dia. Pouco tempo depois, passou a funcionar em uma casa no Bairro dos Estados, juntamente com os grupos de arte e cultura da autarquia, onde permaneceu instalada até o último mês de abril.

Com a necessidade de retornar às instalações originais, a produção da fábrica foi suspensa durante dois meses, enquanto os equipamentos eram transportados para o galpão da administração de Mangabeira. De acordo com o coordenador da fábrica, Jones Melo, o ritmo do trabalho está sendo retomado aos poucos. “Entregamos pouco mais de 200 vassouras nesses últimos 40 dias e esperamos, em pouco tempo, entregar até 400 por mês”, disse Jones.

As vassouras produzidas pela fábrica são incorporadas ao trabalho diário de varrição da cidade realizado pelos agentes de limpeza da Emlur, reduzindo os gastos do setor de compras do órgão. O custo de produção de uma vassoura produzida a partir de garrafas PET reaproveitadas é inferior ao valor de compra dos tradicionais vassourões de piaçava, além de ter duração 50% superior.

Cada vassoura ecológica evita que, aproximadamente, 20 garrafas de dois litros sejam descartadas irregularmente no meio ambiente. O estoque de embalagens PET da fábrica é alimentado pelos próprios agentes de limpeza da Autarquia que encaminham o material recolhido nos mercados e durante a varrição das ruas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário