quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viveiro Municipal recebe treinamento sobre produção de mudas

Terça-Feira, 17 de julho de 2012 22h28

Fonte: Ascom

Montagem/Paraibaonline
Funcionários do Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão participando de treinamento por meio do “Projeto de Fortalecimento de Produção de Mudas da Mata Atlântica”, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro. Esta é a segunda etapa do projeto, que prevê visitas de campo e levantamento da realidade local do viveiro.

A primeira fase foi concluída durante uma capacitação dos viveiristas, realizada em junho, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, com a participação de representantes de cinco viveiros do Nordeste – entre eles, técnicos do Viveiro Municipal de João Pessoa.

Segundo o engenheiro florestal Ivan Ighour Silva Sá, que está ministrando o treinamento, o diagnóstico desses viveiros florestais foi iniciado em diversas cidades brasileiras. “Escutamos os agentes, analisamos as demandas e levantamos problemas para um diagnóstico final. Com ele, pretendemos oferecer alternativas de qualificação e potencialização das atividades já realizadas”, complementou.

As visitas serão feitas em três momentos, até maio de 2013, sempre com o objetivo de aprimorar o reflorestamento do Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados de extinção. Também serão treinados viveiristas de Fernando de Noronha e Barreiros, em Pernambuco, e ainda da cidade de Medeiros Neto, na Bahia. Em João Pessoa, estão sendo capacitados 46 profissionais, entre viveiristas, auxiliares de jardinagem do plantio urbano, engenheiros florestais e engenheiros agrônomos.

Serviço Florestal Brasileiro – O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é ligado ao Ministério do Meio Ambiente e tem a missão de conciliar o uso e a conservação das florestas, valorizando-as em benefício das gerações presentes e futuras, por meio da gestão de florestas públicas, da construção de conhecimento, do desenvolvimento de capacidades e da oferta de serviços especializados.

Viveiro Municipal de Plantas Nativas – Inserido no projeto João Pessoa Verde para o Mundo, lançado em 2007, o Viveiro Municipal, mantido pela PMJP, é responsável pela produção de mudas de árvores utilizadas na arborização urbana e na recomposição de áreas degradadas, além de fornecer mudas para escolas, universidades, organizações não governamentais e empresas. No ano passado, o viveiro produziu 38.766 mudas de árvores nativas, superando a meta do ano, de 35 mil mudas. Foram plantadas 2.945 árvores em áreas urbanas e degradadas e ainda distribuídas outras oito mil mudas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário