quinta-feira, 12 de julho de 2012

Justiça Eleitoral regulamenta carreatas e passeatas em CG

Manifestações serão permitidas, mas coligações devem avisar com antecedência mínima de 48 horas; também haverão rodízios emtre os locais.

A Justiça Eleitoral confirmou a realização de carreatas, passeatas e 'arrastões' durante a campanha deste ano em Campina Grande e definiu regras para os partidos e coligações que pretendem promover este tipo de manifestação. Os eventos deverão ser comunicados à Justiça num prazo máximo de 10 dias de antecedência e mínimo de 48 horas, sendo estabelecido um 'rodízio' entre os locais para evitar que alguma candidatura monopolize as áreas de maior movimentação.

A decisão foi tomada na manhã de ontem, após uma audiência pública realizada no Fórum Eleitoral, com representantes dos partidos e coligações, da Polícia Militar e do Ministério Público (MPE), convocada pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral, Ely Jorge Trindade. O objetivo era discutir a solicitação feita pela Câmara de Campina Grande de proibir passeatas no centro da cidade e carreatas em toda a cidade.

Mas os representantes das coligações 'Campina segue em Frente' e 'Por Amor a Campina' defenderam a realização de carreatas e passeatas, e segundo o juiz Ely Jorge, as manifestações só seriam suspensas se todos os partidos concordassem com a interrupção. “Como é uma propaganda legalmente prevista na legislação, nós poderíamos fazer alguma restrição se fosse através do consenso. Então como houve coligações que demonstraram a intenção, nós vamos permitir, até porque a permissão já está na lei. Vamos possibilitar que isto seja feito com o mínimo de transtorno possível”, disse o magistrado.

Por outro lado, houve consenso para estabelecer um rodízio entre os locais disputados para a realização de qualquer evento de rua, desde panfletagem a carreatas e comícios, estipulando uma quarentena de três dias. Após ter promovido um evento em determinado local, o partido ou coligação só poderá solicitar o mesmo espaço num prazo de 72 horas.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário