quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em dois dias já choveu quase metade da média de julho em João Pessoa


03/07/2012 17h23 - Atualizado em 03/07/2012 17h23

Previsão é de mais chuva nas próximas 24 horas no litoral paraibano.
Defesa Civil toma precauções em áreas de risco.


Do G1 PB
 
Foi detectado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) que o acumulado de chuvas apenas nos dois primeiros dias de julho registrou 102,8 milímetros, ou seja, já choveu 43,45% da média história de chuvas para todo mês, que é de 236 milímetros.

Defesa Civil está demolindo casas em áreas de risco (Foto: Divulgação)
Defesa Civil está demolindo casas em áreas de risco
(Foto: Divulgação)
Apenas nas últimas 48 horas, 30 chamadas foram recebidas pela Defesa Civil, que considerou três delas de alto risco: um alagamento no bairro São José, um desmoronamento na comunidade Saturnino de Brito, em Jaguaribe e um deslizamento na barreira Monsenhor José Coutinho, no bairro do Roger. Na comunidade Saturnino de Brito, nove casas foram interditadas ou demolidas desde o começo das chuvas.

A Aesa prevê ainda a continuação da chuva no litoral paraibano pelas próximas 24 horas. "As condições meteorológicas ainda permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas em boa parte do setor leste paraibano. A tendência é que se a garoa se mantenha até amanhã, com algumas intermitências,” informou a meteorologista Carmem Becker.
A meteorologista comentou que poderão ocorrer pancadas de chuva de intensidade moderada, mas que a possibilidade de chuvas fortes entre esta terça (3) e a quarta-feira (4) não está descartada.

Com estas informações, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) permanece em estado de alerta para monitorar as áreas de risco em João Pessoa, que foram atingidas pelas fortes chuvas.

Barreira deslizou durante chuvas na capital (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Barreira deslizou durante chuvas na capital
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, comentou que algumas famílias resistem a terem que deixar suas casas, mesmo conhecendo o risco.“ Explicamos que é uma ação emergencial para a segurança delas”, disse.
 
As famílias que sofrem com isso, estão sendo transferidas para abrigos provisórios, como a Escola Municipal Damásio da Franca, onde recebem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ainda, as famílias estão sendo inscritas no auxílio moradia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, para que possam pagar o aluguel de uma nova casa.

Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil está disponível durante 24 horas, todos os dias da semana. A população pode acioná-la pelo número 0800-2859020. A chamada é gratuita.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário