quinta-feira, 5 de julho de 2012

MP apura matança clandestina de animais em Patos

MP investiga abate irregular de vacas no Matadouro Municipal de Patos; vacas em período de gestação estariam sendo sacrificadas.





O Ministério Público vai investigar denúncias de que pessoas estariam praticando a 'matança clandestina' de animais no matadouro público de Patos, no Sertão. Em alguns casos, conforme o relato de moradores próximos ao local, vacas em período de gestação estariam sendo sacrificadas e os bezerros jogados no lixo. A promotora do Meio Ambiente, Edivane Saraiva de Sousa, deverá instaurar um procedimento para apurar o caso.

Ano passado, o Ministério Público já havia investigado a prática e determinou medidas para evitar que animais fossem abatidos de forma irregular na cidade. O matadouro do município chegou a ser interditado, mas foi liberado em seguida. “Já estamos tomando as providências há vários meses e esses fatos novos, que estão sendo noticiados, certamente nos servirão para investigarmos novamente como está a situação”, observou Edivane Saraiva, acrescentando que vai solicitar aos técnicos da Agevisa a realização de inspeções no local.

O período de gestação de bovinos é de nove meses. De acordo com especialistas, a partir dos três meses a vaca não deve ser abatida, já que o bezerro já está quase que completamente formado. Também no ano passado, o matadouro público passou por reformas e a direção da unidade adotou medidas para aperfeiçoar o acompanhamento dos animais, antes de serem sacrificados. Uma das medidas, conforme o Ministério Publico, é a realização de exames para a constatação de que o animal é saudável ou se está em fase de gestação, por exemplo.

“Vamos exigir o cumprimento desses procedimentos e se há alguém que trabalha no matadouro envolvido nessas práticas a gente vai pedir também para que a conduta seja apurada”, assinalou Edivane Saraiva. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Patos, Sebastião dos Santos Lima, informou que irá apurar o caso, mas destacou as melhorias realizadas no matadouro, como a reforma e reabertura da estrutura do local.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário