domingo, 17 de maio de 2015

Serviço gratuito recolhe móveis e eletrônicos velhos em João Pessoa

17/05/2015 15h04 - Atualizado em 17/05/2015 15h04
População pode acionar o 'Cata-Treco' da Emlur ligando gratuitamente.
Em dois anos e meio do programa, 4 mil atendimentos foram feitos.


 
Do G1 PB
 

'Cata-Treco' atende gratuitamente em toda João Pessoa de segunda a sexta, diz Emlur (Foto: Divulgação/Emlur-JP)
'Cata-Treco' atende gratuitamente em toda João Pessoa de
segunda a sexta, diz Emlur (Foto: Divulgação/Emlur-JP)

Há dois anos e meio a população de João Pessoa conta com o serviço Cata-Treco que recolhe gratuitamente móveis e eletrodomésticos que são descartados. O trabalho, realizado pela Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur-JP), realizou desde agosto de 2013 cerca de 4 mil atendimentos. São recolhidos pela Emlur mensalmente materiais como mesa, cadeiras, guarda-roupas, TV, computadores, colchões, fogões, geladeiras, máquina de lavar.

A população pode agendar a coleta dos utensílios dispensáveis pelo número 0800-083-2425 de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Os pedidos registrados são atendidos num prazo médio de 48 horas (dias úteis). De acordo com a Emlur, o programa foi criado para que a população não descarte móveis em desuso em locais inadequados como terrenos, canteiros, calçadas, leito de rios, encostas de barreiras, mangues ou nas praias.
 
Ainda conforme levantamento feito pela mensalmente são atendidas em média até 200 solicitações, sendo de 8 a 10 por dia.  Desse montante apenas cerca de 5% dos objetos estão em condições de serem doados, em boas condições de uso; 20% vão para a Coleta Seletiva ou são reaproveitados e 75% vão para o Aterro Metropolitano, localizado na BR-101.
 
Segundo a Emlur, os objetos mais comuns doados pela população são sofás, colchões, geladeiras, fogões e máquina de lavar. No caso de repartições públicas, os mais recolhidos são armários e cadeiras.


Cerca de 5% do material recolhido pela Emlur é doado às pessoas (Foto: Divulgação/Emlur-JP)
Cerca de 5% do material recolhido pela Emlur é
doado às pessoas (Foto: Divulgação/Emlur-JP)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário