sábado, 5 de maio de 2012

Especialista dá curso na capital sobre telhado verde

 
Assessoria
 
Uma técnica usada na arquitetura vem sendo estudada por um grupo de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O telhado verde aparece como tendência nas modernas construções e é uma alternativa para o controle da poluição e do aquecimento global. Na próxima semana um especialista no assunto vai dar um curso aqui na capital.

O telhado ecológico utiliza o plantio de plantas nas coberturas de residências e edifícios. Entre as vantagens está o isolamento acústico, pois a vegetação absorve e isola ruídos, e oferece ainda proteção estrutural, já que a cobertura vegetal elimina a concentração de calor, evitando a dilatação e protegendo a edificação contra trincas. Outro benefício é a proteção pluvial, porque a laje vegetada contribui no escoamento da água da chuva. Na Paraíba um dos exemplos dessa arquitetura é o Hotel Tambaú cuja lateral é revestida por grama.

Para divulgar a técnica do telhado verde, o permacultor Eduardo Diehl vai ministrar na terça-feira (8) pela manhã e à tarde no Hotel Hardman em João Pessoa um curso promovido pela ATM Consultoria Ambiental. Podem participar profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitetura, paisagistas e técnicos em gestão ambiental. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8899-1421 e 3221-2283 ou pelo endereço atmambiental@hotmail.com.

Segundo o permacultor, a aplicação dessa técnica ainda representa de início um acréscimo no custo da obra, porém, a economia de energia gerada depois da construção pronta justifica o investimento, além dos benefícios psicológicos e sociais, entre outros. Eduardo Diehl tem formação em design e consultoria em permacultura pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado e Medicina Veterinária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e se especializou em questões de sustentabilidade urbana, paisagismo e telhados vivos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário