sábado, 26 de maio de 2012

Ruas e terrenos viram depósitos de lixo

Até em locais onde há coleta de lixo, ruas e terrenos baldios viram depósitos dos resíduos jogados fora e se tornam em um risco para a população. 

  



Rizemberg Felipe

 
O engenheiro sanitarista e coordenador de Resíduos Sólidos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Edmilson Fonseca, destaca que a qualidade de vida da população depende também da limpeza urbana. No entanto, o controle da sujeira não depende apenas dos órgãos públicos. Até mesmo em locais onde há coleta de lixo, ruas e terrenos baldios viram depósitos dos resíduos jogados fora e se tornam em um risco para a população.
 
“O lixo é fonte de inúmeras doenças. Se jogado na rua, volta para a casa das pessoas, em forma de complicação de saúde. Ele se decompõe e dá origem a vírus e bactérias. Por isso, a população tem que colaborar, sobretudo, com a coleta seletiva, uma iniciativa que busca reduzir a quantidade de resíduo sólido despejado nas ruas”, observa.
 
Em João Pessoa, segundo a Emlur, são produzidas diariamente 900 toneladas de lixo. No entanto, apenas 1,2% dessa quantidade é reciclada. “Dos 5.565 municípios do Brasil, apenas 884 fazem coleta seletiva. Isso mostra que ainda falta conscientização”, comenta Edmilson Fonseca.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário