sábado, 22 de setembro de 2012

Dia da árvore celebra o Rio Piabas

Atividades educativas e manifesto pela preservação da nascente do Riacho das Piabas, fazem parte da programação alusiva ao 'Dia da Árvore'. 


 

No Dia da Árvore, que é comemorado hoje, Campina Grande vai celebrar a nascente do Riacho das Piabas, que ainda possui uma área preservada com 96 espécies arbóreas. Para os ambientalistas, o espaço é o pulmão da cidade, absorvendo grande parte da poluição que é despejada no ar diariamente. Hoje um grupo vai se manifestar a favor da revitalização do ribeiro. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também vai promover atividades educativas, com a doação de 950 mudas de árvores para a população.

O ambientalista Fernando Oliveira explicou que o Riacho das Piabas começa na zona rural de Campina Grande, se estendendo desde o distrito de Jenipapo até o bairro da Conceição, onde a mata ainda está preservada. Entre este bairro e o bairro da Catingueira, onde se encontram o médio e baixo leitos do Riacho das Piabas e onde começa a urbanização, o ribeiro está totalmente descaracterizado. “O progresso e o crescimento urbano sem planejamento acabaram interferindo no ecossistema, provocando uma transformação no riacho”, contou.

As práticas da população, como jogar lixo dentro do canal por onde passa o riacho, é um dos problemas mais agravantes e que acaba impossibilitando sua revitalização. Por isso, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deverão se reunir em vários pontos da cidade, coletando assinaturas para a recuperação do córrego. Um desses pontos será a Praça da Bandeira, com participação do 31º Batalhão do Exército.

A UEPB também está promovendo uma comemoração ao dia, mas que se estenderá pela próxima semana. Segundo a UEPB, 800 mudas ficarão à disposição da população no batalhão do Exército, no bairro da Palmeira, e mais 150 na Embrapa Algodão, no Centenário. Outro projeto intitulado “Um Poema em cada Árvore”, também vai mobilizar a sociedade, através de uma iniciativa à leitura com a utilização das árvores como suporte. O evento vai acontecer no campus da UEPB e nas praças da Bandeira, Clemetino Procópio e Antônio Pessoa. (Isabela Alencar)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário