sábado, 29 de setembro de 2012

UFCG oferece dados meteorológicos de três cidades da PB pela internet

27/09/2012 16h47 - Atualizado em 27/09/2012 16h47

Dados de João Pessoa, Campina Grande e Sumé estão disponíveis.
Até outubro mais sete cidades terão dados acessíveis, diz UFCG.
 
Do G1 PB
 
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tornou disponível o acompanhamento meteorológico da cidade de Sumé, no Cariri do estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27). O acesso se tornou possível após a UFCG disponibilizar informações da estação meteorológica instalada no campus de Sumé no site do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Além da cidade do Cariri, as cidades de João Pessoa e Campina Grande, no Agreste, podem ter o acompanhamento meteorológico. Dados como quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo podem ser consultadas pela população.

Para a consulta, no portal do CDSA , o visitante deverá clicar no botão “Dados Agrometeorológicos” (lado direito da página). No site da AESA , o usuário fará a consulta, colocando o mouse sobre a palavra “Meteorologia” no menu localizado no canto inferior esquerdo da página e clicar em “Estações Agrometeorológicas”. Feito isso, basta escolher a cidade que você deseja as informações.
 
O portal da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) também disponibiliza os dados. Além das três cidades que já possuem o acompanhamento, mais outras sete devem ter os relatórios disponibilizados até o final de outubro. Os dados são enviados via satélite para a Sala de Situação na sede da Aesa, em Campina Grande. Em seguida, são analisados e disponibilizados na internet.

A instalação destas estações agrometeorológicas faz parte do projeto “Estudo dos Impactos das Mudanças Climáticas no Estado da Paraíba”, realizada em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a AESA, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Fonte


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário