sábado, 16 de março de 2013

Sousa tem risco de racionamento

Abastecimento de água em Sousa será reduzido; medida visa diminuir o consumo e evitar que haja racionamento na cidade. 


 


A população de Sousa, no Sertão paraibano, vai passar a ter o abastecimento de água reduzido a partir da próxima terça-feira.

De acordo com a superintendente do Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Daesa), Magela Nobre, a medida visa diminuir o consumo de água para evitar a necessidade de racionamento e a decisão foi tomada após reunião da Daesa com o Ministério Público e a Prefeitura de Sousa, na última quinta-feira.

Conforme explicou Magela, a redução no abastecimento se dará com o desligamento de uma das bombas da estação de tratamento do Açude de São Gonçalo, entre as 17h e 4h da madrugada, todos os dias da semana, durante 30 dias. Com isso, a força de bombeamento da água vai diminuir em até 24%, reduzindo consequentemente o consumo.

“Não vamos deixar de abastecer. Apenas vamos reduzir a potência de bombeamento. A água vai chegar com menos força nas torneiras. O que pode acontecer é que algumas residências fiquem sem água ou ela chegue muito fraca, porque as casas estão localizadas em áreas mais íngremes, mas como o horário de redução, em sua maior parte, será à noite e durante a madrugada, estas pessoas não serão tão prejudicadas”, explicou a superintendente.

Após os 30 dias de redução, uma equipe técnica do departamento irá se reunir e analisar os dados de consumo do período. Caso a medida não tenha tido resultados satisfatórios, Magela Nobre disse que será estudada a possibilidade de um racionamento no qual o abastecimento na cidade se daria em dias alternados, ou seja, um dia teria água nas torneiras e no outro não. “Para evitar o racionamento, pedimos a colaboração de toda a população para economizar água e, assim, todos terem água em suas casas e estabelecimentos comerciais todos os dias”, salientou.

O Açude de São Gonçalo, que abastece a cidade de Sousa, está atualmente com 22% da sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 44,6 milhões de metros cúbicos de água. O consumo mensal de água no município é superior a 200 mil metros cúbicos de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário